Nosso Planeta (Our Planet) – Resenha reflexiva

07 jun

Nosso Planeta (Our Planet) – Resenha reflexiva

saúde planetária By No Response

Este documentário original da Netflix em colaboração com WWF mostra a complexidade da vida no planeta em diferentes habitats como selvas, mares costeiros, desertos, campos, alto-mar, água doce, florestas e regiões polares.

Fica evidente que a vida no planeta é uma rede onde todas as espécies estão interligadas (Tudo Está Interligado). O desafio da sobrevivência é apresentado nos elos da cadeia alimentar nos diferentes habitats que exemplificam a pirâmide ecológica da energia, começando pelos fitoplânctons nos oceanos que além de base alimentar das várias espécies ainda produz 50% do oxigênio que todos respiramos.

Não é fácil sobreviver buscando alimento e sendo alimento de predadores, esse aspecto da vida é desafiante e fica evidente no documentário. Nós, seres humanos, somos os maiores predadores deste planeta, precisamos ser inteligentes para reconhecer que dependemos do planeta com ecossistemas em equilíbrio e saudáveis para nossa própria sobrevivência.

Dois aspectos interessantes sobre a humanidade são apresentados no documentário. Primeiro que praticamente não aparecem seres humanos a não ser alguns barcos pesqueiros e submarino de pesquisa, no entanto, fica enfatizado através da narrativa que estamos causando grande impacto na perda da biodiversidade devido atividades predatórias e exploratórias sem paradigma da sustentabilidade. O segundo aspecto é a ausência tom alarmista e apocalíptico, pelo contrário, mostra as possibilidades de recuperação e regeneração dos ecossistemas a partir das ações humanas de maior responsabilidade planetária que tornam possíveis tanto a sobrevivência das espécies e regeneratividade de ecossistemas, quanto trazem mais saúde para o planeta e humanidade.

No site www.ourplanet.com, sempre referenciado ao final de cada episódio, há indicações de como tomar iniciativas e entrar em ação para ajudar cada habitat. Uma das frases mais fortes nesse site, em tradução livre: “Nós nos tornamos a maior ameaça à saúde de nosso planeta” e continua: “Nós somos a primeira geração a saber o que estamos fazendo, e a última que tem a chance de fazer as coisas certas”.

O Ideia Ambiental com foco na criação da saúde planetária, tem uma abordagem focada na noção de que o bem-estar individual integrado ao bem-estar sociocultural e ambiental dos ecossistemas planetários ao invés do medo é o maior motivador das mudanças e transformações que são necessárias. O desafio é enorme porque soubemos cientificamente muito tarde desses efeitos nocivos das atividades humanas sobre os ecossistemas planetários, temos ainda diferentes níveis de entendimento que geram divergências econômicas, políticas e técnicas na solução e, por isso, corremos o risco de fazer, tardiamente, muito pouco para mudar.

Este documentário mostra evidências de que o planeta depende de nós. Somos parte da rede vida do planeta, somos o principal problema com impacto ecossistêmico, mas também somos a principal parte da solução.

O Ideia Ambiental promove a integração sustentável de alternativas para o futuro que envolve utilização de tecnologias conectadas com transformação empreendedora das atitudes de impacto socioambiental no contexto municipal e regional enquanto microescala operacional do planeta. Para saber mais sobre esse assunto acesse:  https://ideiaambiental.org.br/pt/municipio-microescala-operacional-para-promover-saude-planetaria/


92 Comments

Would you like to join the discussion? Feel free to contribute!

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Município: microesca… 7 de junho de 2019 Saúde Planetária e … 30 de outubro de 2019