O futuro depende do que estamos fazendo hoje!
No dia 07 de novembro de 2019, o diretor do Ideia Ambiental Roberto de Almeida participou da Conferência Brasileira de Mudança do Clima que ocorreu em Recife-PE. O grande destaque foi o painel sobre Política multilateral e os compromissos do Estado brasileiro – a convenção sobre Biodiversidade Ecológica, o Acordo de Paris e o Acordo de Escazú. Os painelistas Emilio Lèbre la Rovere, José Carlos Carvalho e Alfredo Sirkis apresentaram os desafios de estabelecer consenso entra a abordagem científica e diplomática na política multilateral, e destacaram a importância da integração das diferentes agendas relacionadas à mudança do clima, biodiversidade, oceanos, entre outras grandes questões, de maneira que tenhamos uma visão integrada ou planetária. Podemos dizer que atualmente falta a visão do conceito de saúde planetária para esses movimentos.
Foi comentado também que uma alternativa às dificuldades da política multilateral são os “clubes do clima”, ou aliança entre estados que queiram implementar projetos viáveis e para isso se ajudam e apoiam mutuamente, sem precisar do entendimento de todos. O Instituto Ideia Ambiental utiliza a estratégia de parcerias e alianças para criar localmente inovações que promovam saúde planetária integrada com bem-estar humano.
O grafite “O futuro depende do que estamos fazendo hoje” nas ruas de Recife durante o evento ajuda a refletir na importância de um novo tipo de liderança para transformar o modus faciendi da humanidade. Esse fazimento humano (modos de produção e consumo) é um dos principais impulsionadores (drivers) do impacto ambiental na era do Antropoceno.
5 Comments
Would you like to join the discussion? Feel free to contribute!