Criando-um-mundo-saudavel-1-9

Nossos Projetos

Criando-um-mundo-saudavel-1-9

Nossos Projetos

Ao longo de 20 anos, o Ideia Ambiental realizou 34 projetos, patrocinados por 33 instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, e apoiados por 12 parceiros. Abaixo listamos os principais projetos desenvolvidos e em desenvolvimento pelo Ideia Ambiental.

Ao longo de 20 anos, o Ideia Ambiental realizou 34 projetos, patrocinados por 33 instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, e apoiados por 12 parceiros. Abaixo listamos os principais projetos desenvolvidos e em desenvolvimento pelo Ideia Ambiental.

INÍCIO: 2016
TÉRMINO: 2018
FINANCIADOR: CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS LINDEIROS AO LAGO DE ITAIPU; ITAIPU

O programa SAÚDE INTEGRATIVA NA ESCOLA em parceria com o NeoEthos Desenvolvimento Humano Sustentável, foi fundamentado nos princípios da Medicina do Estilo de Vida, Salutogênese, Justiça Restaurativa e Saúde Planetária visa desenvolver competências salutogênicas (geradoras de saúde), bem-estar e qualidade de vida nos professores das escolas públicas dos 29 municípios pertencentes à Bacia do Paraná 3 (BP3) e assim poderem atuar como exemplaristas e promotores de saúde integrativa (Pessoas Saudáveis + Relacionamentos Saudáveis + Planeta Saudável). No período de 2018-2019 ocorre a segunda fase do Programa Saúde Integrativa na Escola ampliando para mais 25 municípios da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP)

INÍCIO: 2003
TÉRMINO:
FINANCIADOR: GRUPO INDEX

Projeto conservacionista que busca identificar áreas de alto valor para conservação, localizadas na região do Vale do Ribeira e litoral do Estado do Paraná, e transformá-las em Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPNS.

INÍCIO: 2003
TÉRMINO:
FINANCIADOR: MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, PDA MATA ATLÂNTICA, BVS&A, FUNDO DIOCESANO DE CURITIBA, GRUPO INDEX.

Programa voluntário de Educação Ambiental que ao longo de 15 anos atendeu mais 5.000 crianças e capacitou algumas dezenas de professores em diferentes cidades do Estado do Paraná. O programa tem como objetivo promover a EA nas escolas públicas e privadas como atividade complementar no contraturno escolar.

INÍCIO: 2003
TÉRMINO:
FINANCIADOR: GRUPO, INDEX, PDA MATA ATLÂNTICA, BVS&A, MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE.

Projeto idealizado para incentivar a pesquisa em áreas diversas que promovam o Desenvolvimento Sustentável do planeta. Desde o seu início contou com apoio de entidades públicas e privadas, que auxiliaram na contratação de dezenas de jovens pesquisadores em diversos estágios de sua formação acadêmica.

INÍCIO: 2006
TÉRMINO:
FINANCIADOR: MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, PDA MATA ATLÂNTICA, BVS&A, FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA, GRUPO INDEX.

Programa com objetivo de criar o maior número de Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPN no Bioma da Mata Atlântica. Desde o seu início o programa já ajudou a proteger aproximadamente 30.000.000 m2 de florestas nativas no bioma mais ameaçado do Brasil.

INÍCIO: 2013
TÉRMINO: 2015
FINANCIADOR: MINISTÉRIO DE MEIO AMBIENTE.

INÍCIO: 2012
TÉRMINO: 2012
FINANCIADOR: N-SERVE (ALEMANHA), ORGANIZAÇÃO DE CONSERVAÇÃO DE TERRAS (OCT) E FUNDAÇÃO ODEBRECHET.

Análise das condições técnicas para a aplicação de uma metodologia internacional de geração de créditos de carbono (pelo VCS e CCBA) ao projeto conservacionista desenvolvido pela Fundação Odebrecht na região do baixo sula da Mata Atlântica baiana.

INÍCIO: 2012
TÉRMINO: 2013
FINANCIADOR: MMA/OEA

O presente relatório abordou o estudo de levantamento e diagnóstico da situação do gerenciamento dos resíduos sólidos em dez municípios do estado do Paraná, Brasil. Com intuito de se conhecer os pontos de vulnerabilidade dos municípios para realizar uma gestão mais efetiva.

INÍCIO: 2012
TÉRMINO: 2012
FINANCIADOR: DNV

Revisão para a validação da metodologia técnica para geração de créditos de carbono relacionada à conversão evitada de ecossistemas naturais, dentro do Voluntary Carbon Standard (VCS), principal sistema metodológico do mercado voluntário de créditos de carbono.

INÍCIO: 2011
TÉRMINO: 2012
FINANCIADOR: BID

Suporte técnico na análise das condições técnicas para a aplicação de uma metodologia internacional de geração de créditos de carbono (pelo VCS e CCBA) para um futuro plano florestal para o Estado do Acre.

INÍCIO: 2009
TÉRMINO: 2010
FINANCIADOR: COMPANHIA HIDRELÉTRICA DE NICARÁGUA (CHN)

Desenvolvimento do inventário de emissões de gases de efeito estufa da Usina de Tumarin, na Nicarágua, pela aplicação das recomendações do Banco Mundial (IFC) para inventários de gases de efeito estufa em combinação com o GHG Protocol.

INÍCIO: 2008
TÉRMINO: 2010
FINANCIADOR: SECRETARIA DO ESTADO DO MEIO AMBIENTE – SEMA/PR

Projeto conservacionista que visava ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade local, para fins de apoio a implantação do Corredor Araucária do Programa de Biodiversidade do Estado do Paraná.

INÍCIO: 2008
TÉRMINO: 2010
FINANCIADOR: SECRETARIA DO ESTADO DO MEIO AMBIENTE – SEMA/PR

Projeto conservacionista que visava ampliar o conhecimento sobre a capacidade suporte do ambiente na região do Rio dos Touros, que serviria de suporte para futuras instalações de corredores da biodiversidade.

INÍCIO: 2008
TÉRMINO: 2010
FINANCIADOR: CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA BACIA DO RIO IGUATEMI – CIABRI

Trabalho multidisciplinar que objetivou a elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Iguatemi, no Estado do Mato Grosso do Sul.

INÍCIO: 2006
TÉRMINO: 2007
FINANCIADOR: PDA MATA ATLÂNTICA

A equipe técnica do Ideia Ambiental auxiliou a Prefeitura de Campina Grande do Sul a elaborar o seu Programa de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, produto gerando tendo como foco o apoio à conservação da natureza.

INÍCIO: 2006
TÉRMINO: 2007
FINANCIADOR: PDA MATA ATLÂNTICA, BVS&A.

Projeto de Educação Ambiental realizado nos Municípios de Campina Grande do Sul, Quatro Barras e Curitiba, o qual objetivava treinar crianças do ensino fundamental para elaborarem um jornal com foco na conservação da biodiversidade local.

INÍCIO: 2006
TÉRMINO: 2007
FINANCIADOR: LORO PARQUE FUNDACION E AMERICAN FEDERATION OF AVICULTURE (LPF-AFA).

Projeto de fins conservacionista, o qual objetivava reproduzir em cativeiro o Papagaio Chauá (Amazona rhodocorytha) para fins de conservação da espécie.

INÍCIO: 2006
TÉRMINO: 2006
FINANCIADOR: GERDAU FLORESTAL

Identificação de alternativas concretas (viabilidade técnica e econômica) para implantação de projetos de MDL relacionados à área florestal e carbonização de florestal localizadas nos Estados de Santa Catarina e Minas Gerais.

INÍCIO: 2006
TÉRMINO: 2006
FINANCIADOR: WWF

Estudo da população de arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus) na região da Pirigara, Estado do Mato Grosso, para determinação de diretrizes de conservação da espécie, ameaçada de extinção.

INÍCIO: 2006
TÉRMINO: 2006
FINANCIADOR: BUNGE FERTILIZANTES

Projeto conservacionista com objetivo de realizar o diagnóstico da fauna e da flora local , como medida conservacionista para fins de licenciamento ambiental.

INÍCIO: 2006
TÉRMINO: 2006
FINANCIADOR: FUNPAR/ASSOCIAÇÃO MAR BRASIL

Reuniões públicas nos municípios do litoral paranaense para divulgação do sistema anti-arrasto e o objetivos dos recifes artificiais para recuperação da biodiversidade marinha e dos estoques pesqueiros na plataforma rasa do Estado do Paraná.

INÍCIO: 2006
TÉRMINO: 2006
FINANCIADOR: ARAUCO FOREST DO BRASIL

Projeto conservacionista com objetivo de realizar o diagnóstico da fauna local , com implementação de corredores ecológicos na Fazenda Bela Vista, como medida conservacionista para fins de manutenção da certificação florestal FSC.

INÍCIO: 2005
TÉRMINO: 2007
FINANCIADOR: CONSERVATION DES ESPÈCES ET DES POPULATIONS ANIMALES (CEPA) E ZOOLOGISCHE GESELLSCHAFT FÜR ARTEN- UND POPULATIONSSCHUTZ (ZGAP); E PROGRAMA ESPÉCIES AMEAÇADAS – FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS – CEPAN – CEPF.

Projeto Conservacionista que teve como objetivo identificar a presença do Pato-Mergulhão (Mergus octosetaceus) no Estado do Paraná, animal que constava com o status de extinto.

INÍCIO: 2005
TÉRMINO: 2007
FINANCIADOR: P&D, COPEL DISTRIBUIDORA E LACTEC.

O Estudo teve como objetivo desenvolver técnicas conservacionistas que promovessem a minimização de custos de manutenção de linhas de distribuição de energia e fomentar boas práticas conservacionista e econômicas.

INÍCIO: 2004
TÉRMINO: 2004
FINANCIADOR: GERDAU FLORESTAL.

Projeto conservacionista de Levantamento florístico e fitossociológico da Fazenda Cerro Verde, São Cristovão do Sul, SC, como medida conservacionista para fins de manutenção da certificação florestal FSC.

INÍCIO: 2004
TÉRMINO: 2011
FINANCIADOR: STRUNDEN-PAPAGEIEN-STIFTUNG (SPS) C/O ZOOLOGISCHE GESELLSCHAFT FÜR ARTEN- UND POPULATIONSSCHUTZ E. V. (ZGAP); E PROGRAMA ESPÉCIES AMEAÇADAS – FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS – CEPAN – CEPF.

O estudo teve como objetivo inventariar a presença de populações do Papagaio Chauá (Amazona rhodocorytha) no Sul do Estado da Bahia, Espírito Santo, norte do do Rio de Janeiro e identificar a principais ameaças à conservação da espécie.

INÍCIO: 2004
TÉRMINO: 2005
FINANCIADOR: P&D TRACTEBEL ENERGIA E LACTEC.

Programa desenvolvido em parceria com o Instituto Lactec que visava avaliar a eficiência, do ponto de vista da conservação da biodiversidade, dos corredores ecológicos implantados no entorno dos reservatórios de Salto Osório e Salto Santiago na Bacia do Rio Iguaçu.

INÍCIO: 2004
TÉRMINO: 2004
FINANCIADOR: GERDAU FLORESTAL.

Projeto conservacionista com objetivo de realizar o diagnóstico da fauna local , com implementação de corredores ecológicos na Fazenda Cerro Verde, como medida conservacionista para fins de manutenção da certificação florestal FSC.

INÍCIO: 2003
TÉRMINO: 2005
FINANCIADOR: FUNDO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE / MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE BRASILEIRO.

Projeto realizado em parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente – MT (FEMA- MT), gestora do parque, e as prefeituras municipais de Porto Esperidião e Pontes e Lacerda e ongs locais, o qual teve como objetivo a conservação de 120.092,11 hectares de área localizadas na área de transição entre o cerrado e o bioma amazônico.

INÍCIO: 2003
TÉRMINO: 2006
FINANCIADOR: MARINEPAR IND. COM. DE MADEIRAS LTDA/ GOVERNO DO ESTADO DO ACRE.

Projeto visava o levantamento do potencial madeireiro da floresta amazônica ocidental, localizadas nos Estados Acre e Oeste do Amazonas, com base em práticas sustentáveis para exploração de madeiras tropicais e conservação da biodiversidade.

Nossos Prêmios

Contato

Entre em contato conosco:





Contato

Entre em contato conosco: