Projetos

Projetos

Ao longo de 15 anos, o Ideia Ambiental realizou 34 projetos, patrocinados por 33 instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, e apoiados por 12 parceiros. Abaixo listamos os principais projetos desenvolvidos e em desenvolvimento pelo Ideia Ambiental.

Programa Saúde Integrativa na Escola

Início: 2016   Término: 2018 Financiador: Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu; Itaipu

O programa SAÚDE INTEGRATIVA NA ESCOLA em parceria com o NeoEthos Desenvolvimento Humano Sustentável, foi fundamentado nos princípios da Medicina do Estilo de Vida, Salutogênese, Justiça Restaurativa e Saúde Planetária visa desenvolver competências salutogênicas (geradoras de saúde), bem-estar e qualidade de vida nos professores das escolas públicas dos 29 municípios pertencentes à Bacia do Paraná 3 (BP3) e assim poderem atuar como exemplaristas e promotores de saúde integrativa (Pessoas Saudáveis + Relacionamentos Saudáveis + Planeta Saudável). No período de 2018-2019 ocorre a segunda fase do Programa Saúde Integrativa na Escola ampliando para mais 25 municípios da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP)

Conservar e Educar – Caminhos para um novo Mundo

Início: 2003   Término:      Financiador: Grupo Index

Projeto conservacionista que busca identificar áreas de alto valor para conservação, localizadas na região do Vale do Ribeira e litoral do Estado do Paraná, e transformá-las em Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPNS.

Natureza Solidária

Início: 2003   Término:    Financiador: Ministério do Meio Ambiente, PDA Mata Atlântica, BVS&A, Fundo Diocesano de Curitiba, Grupo Index.

Programa voluntário de Educação Ambiental que ao longo de 15 anos atendeu mais 5.000 crianças e capacitou algumas dezenas de professores em diferentes cidades do Estado do Paraná. O programa tem como objetivo promover a EA nas escolas públicas e privadas como atividade complementar no contraturno escolar.

Adote um Jovem Cientista

Início: 2003   Término:    Financiador: Grupo, Index, PDA Mata Atlântica, BVS&A, Ministério do Meio Ambiente.

Projeto idealizado para incentivar a pesquisa em áreas diversas que promovam o Desenvolvimento Sustentável do planeta. Desde o seu início contou com apoio de entidades públicas e privadas, que auxiliaram na contratação de dezenas de jovens pesquisadores em diversos estágios de sua formação acadêmica.

RPPN, Um Investimento de Futuro

Início: 2006   Término:    Financiador: Ministério do Meio Ambiente, PDA Mata Atlântica, BVS&A, Fundação SOS Mata Atlântica, Grupo Index.

Programa com objetivo de criar o maior número de Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPN no Bioma da Mata Atlântica. Desde o seu início o programa já ajudou a proteger aproximadamente 30.000.000 m2 de florestas nativas no bioma mais ameaçado do Brasil.

Inventário de GEE do Evento COPA do Mundo

Início: 2013   Término: 2015   Financiador: Ministério de Meio Ambiente.

Texto

Preliminary technical feasibility for the development of an carbon project at Apa do Pratigi Bahia state

Início: 2012   Término: 2012   Financiador: N-Serve (Alemanha), Organização de Conservação de Terras (OCT) e Fundação Odebrechet.

Análise das condições técnicas para a aplicação de uma metodologia internacional de geração de créditos de carbono (pelo VCS e CCBA) ao projeto conservacionista desenvolvido pela Fundação Odebrecht na região do baixo sula da Mata Atlântica baiana.

Levantamentos e Análise Sobre e Situação dos Planos de Resíduos Sólidos No Estado do Paraná

Início: 2012   Término: 2013   Financiador: MMA/OEA

O presente relatório abordou o estudo de levantamento e diagnóstico da situação do gerenciamento dos resíduos sólidos em dez municípios do estado do Paraná, Brasil. Com intuito de se conhecer os pontos de vulnerabilidade dos municípios para realizar uma gestão mais efetiva.

Technical Review for the second validation of the VCS methodology VM0009 (Avoided Ecosystem Conversion)

Início: 2012   Término: 2012   Financiador: DNV

Revisão para a validação da metodologia técnica para geração de créditos de carbono relacionada à conversão evitada de ecossistemas naturais, dentro do Voluntary Carbon Standard (VCS), principal sistema metodológico do mercado voluntário de créditos de carbono.

Apoio ao Desenvolvimento de plano florestal para o Estado do Acre- Florestas Nativas

Início: 2011   Término: 2012   Financiador: BID

Suporte técnico na análise das condições técnicas para a aplicação de uma metodologia internacional de geração de créditos de carbono (pelo VCS e CCBA) para um futuro plano florestal para o Estado do Acre.

Estudo de pegada de carbono (inventário de emissões de gases de efeito estufa X redução do fator de emissão do grid) para a Usina Hidrelétrica Tumarin, na Nicarágua

Início: 2009   Término: 2010   Financiador: Companhia Hidrelétrica de Nicarágua (CHN)

Desenvolvimento do inventário de emissões de gases de efeito estufa da Usina de Tumarin, na Nicarágua, pela aplicação das recomendações do Banco Mundial (IFC) para inventários de gases de efeito estufa em combinação com o GHG Protocol.

Caracterização e diagnóstico da biodiversidade de plantas e fauna de vertebrados em corredores florestais de propriedade na área prioritária do Corredor Araucária, em Bituruna.

Início: 2008   Término: 2010   Financiador: Secretaria do Estado do Meio Ambiente – SEMA/PR

Projeto conservacionista que visava ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade local, para fins de apoio a implantação do Corredor Araucária do Programa de Biodiversidade do Estado do Paraná.

Levantamento dos invertebrados bentônicos aquáticos em dois trechos do rio dos touros em diferentes estados de conservação.

Início: 2008   Término: 2010   Financiador: Secretaria do Estado do Meio Ambiente – SEMA/PR

Projeto conservacionista que visava ampliar o conhecimento sobre a capacidade suporte do ambiente na região do Rio dos Touros, que serviria de suporte para futuras instalações de corredores da biodiversidade.

Levantamento dos invertebrados bentônicos aquáticos em dois trechos do rio dos touros em diferentes estados de conservação

Início: 2008   Término: 2010   Financiador: Consórcio Intermunicipal da Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Iguatemi – CIABRI

Trabalho multidisciplinar que objetivou a elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Iguatemi, no Estado do Mato Grosso do Sul.

Programa de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
em Campina Grande do Sul-PRElaboração do 
Plano de Manejo da APA da Bacia do Rio Iguatemi

Início: 2006   Término: 2007   Financiador: PDA Mata Atlântica

A equipe técnica do Ideia Ambiental auxiliou a Prefeitura de Campina Grande do Sul a elaborar o seu Programa de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, produto gerando tendo como foco o apoio à conservação da natureza.

Projeto “Repórter Ambiental”

Início: 2006   Término: 2007   Financiador: PDA Mata Atlântica, BVS&A.

Projeto de Educação Ambiental realizado nos Municípios de Campina Grande do Sul, Quatro Barras e Curitiba, o qual objetivava treinar crianças do ensino fundamental para elaborarem um jornal com foco na conservação da biodiversidade local.

Projeto “Reproduzindo o Papagaio chauá (Amazona rhodocorytha) para futura conservação in situ”

Início: 2006   Término: 2007   Financiador: Loro Parque Fundacion e American Federation of Aviculture (LPF-AFA).

Projeto de fins conservacionista, o qual objetivava reproduzir em cativeiro o Papagaio Chauá (Amazona rhodocorytha) para fins de conservação da espécie.

Análise de viabilidade de projetos de MDL para o setor
florestal

Início: 2006   Término: 2006   Financiador: Gerdau Florestal

Identificação de alternativas concretas (viabilidade técnica e econômica) para implantação de projetos de MDL relacionados à área florestal e carbonização de florestal localizadas nos Estados de Santa Catarina e Minas Gerais.

Levantamento da população de Arara-azul (Anodorhynchus
hyacinthinus), no Estado do Mato Grosso

Início: 2006   Término: 2006   Financiador: WWF

Estudo da população de arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus) na região da Pirigara, Estado do Mato Grosso, para determinação de diretrizes de conservação da espécie, ameaçada de extinção.

Diagnóstico da Fauna e da Flora, na área da Planta de Cajati, Cajati/SP

Início: 2006   Término: 2006   Financiador: Bunge Fertilizantes

Projeto conservacionista com objetivo de realizar o diagnóstico da fauna e da flora local , como medida conservacionista para fins de licenciamento ambiental.

Sistemas Anti-arrasto e Recifes Artificiais de Recrutamento
Larval

Início: 2006   Término: 2006   Financiador: FUNPAR/Associação Mar Brasil

Reuniões públicas nos municípios do litoral paranaense para divulgação do sistema anti-arrasto e o objetivos dos recifes artificiais para recuperação da biodiversidade marinha e dos estoques pesqueiros na plataforma rasa do Estado do Paraná.

Logos Apoiadores Levantamento da Fauna na fazenda
Bela Vista, município de Barra do Turvo, SP.

Início: 2006   Término: 2006   Financiador: Arauco Forest do Brasil

Projeto conservacionista com objetivo de realizar o diagnóstico da fauna local , com implementação de corredores ecológicos na Fazenda Bela Vista, como medida conservacionista para fins de manutenção da certificação florestal FSC.

Projeto “Status atual do pato-mergulhão Mergus octosetaceus
Vieillot, 1817 no Estado do Paraná, sul do Brasil”

Início: 2005   Término: 2007   Financiador: Conservation des Espèces et des Populations Animales (CEPA) e Zoologische Gesellschaft für Arten- und Populationsschutz (ZGAP); e Programa Espécies Ameaçadas – Fundação Biodiversitas – Cepan – CEPF.

Projeto Conservacionista que teve como objetivo identificar a presença do Pato-Mergulhão (Mergus octosetaceus) no Estado do Paraná, animal que constava com o status de extinto.

Estudo para Minimização dos custos de manutenção sob
linhas de distribuição de energia.

Início: 2005   Término: 2007   Financiador: P&D, Copel Distribuidora e Lactec.

O Estudo teve como objetivo desenvolver técnicas conservacionistas que promovessem a minimização de custos de manutenção de linhas de distribuição de energia e fomentar boas práticas conservacionista e econômicas.

Levantamento florístico e fitossociológico da Fazenda Cerro Verde, São Cristovão do Sul, SC

Início: 2004   Término: 2004   Financiador: Gerdau Florestal.

Projeto conservacionista de Levantamento florístico e fitossociológico da Fazenda Cerro Verde, São Cristovão do Sul, SC, como medida conservacionista para fins de manutenção da certificação florestal FSC.

Projeto “Em busca do Chauá: ocorrência abundância e
condições de habitat de Amazona rhodocorytha”

Início: 2004   Término: 2011   Financiador: Strunden-Papageien-Stiftung (SPS) c/o Zoologische Gesellschaft für Arten- und Populationsschutz e. V. (ZGAP); e Programa Espécies Ameaçadas – Fundação Biodiversitas – Cepan – CEPF.

O estudo teve como objetivo inventariar a presença de populações do Papagaio Chauá (Amazona rhodocorytha) no Sul do Estado da Bahia, Espírito Santo, norte do do Rio de Janeiro e identificar a principais ameaças à conservação da espécie.

Programa de avaliação da eficiência de corredores ecológicos na área de entorno dos
reservatórios de Salto Osório e Salto Santiago, na
Bacia do Rio Iguaçu, PR.

Início: 2004   Término: 2005   Financiador: P&D Tractebel Energia e Lactec.

Programa desenvolvido em parceria com o Instituto Lactec que visava avaliar a eficiência, do ponto de vista da conservação da biodiversidade, dos corredores ecológicos implantados no entorno dos reservatórios de Salto Osório e Salto Santiago na Bacia do Rio Iguaçu.

Levantamento da Fauna na Fazenda Cerro Verde, localizada no Estado de Santa Catarina

Início: 2004   Término: 2004   Financiador: Gerdau Florestal.

Projeto conservacionista com objetivo de realizar o diagnóstico da fauna local , com implementação de corredores ecológicos na Fazenda Cerro Verde, como medida conservacionista para fins de manutenção da certificação florestal FSC.

Plano de Manejo do Parque Estadual Serra de Santa Bárbara no Estado do Mato Grosso

Início: 2003   Término: 2005   Financiador: Fundo Nacional do Meio Ambiente / Ministério do Meio Ambiente brasileiro.

Projeto realizado em parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente – MT (FEMA- MT), gestora do parque, e as prefeituras municipais de Porto Esperidião e Pontes e Lacerda e ongs locais, o qual teve como objetivo a conservação de 120.092,11 hectares de área localizadas na área de transição entre o cerrado e o bioma amazônico.

Projeto de Desenvolvimento Regional na Amazônia
Ocidental – Estados do Acre e Amazonas

Início: 2003   Término: 2006   Financiador: Marinepar Ind. Com. de Madeiras ltda/ Governo do Estado do Acre.

Projeto visava o levantamento do potencial madeireiro da floresta amazônica ocidental, localizadas nos Estados Acre e Oeste do Amazonas, com base em práticas sustentáveis para exploração de madeiras tropicais e conservação da biodiversidade.

Políticas Públicas

Quem confia em nosso trabalho